domingo, 29 de agosto de 2010

XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana

Objetivo geral
Promover um debate transdisciplinar sobre a vida humana como objeto do poder e recurso útil nas estratégias biopolíticas das sociedades contemporâneas.

Objetivos específicos
  • Propiciar uma análise filosófica dos modos de captura da vida humana pelos dispositivos de poder;
  • Discutir os modos biopolíticos da redução da vida humana à mera “vida nua” e seus impactos em relação ao trabalho e a (re)produção da vida;
  • Mostrar as relações cada vez mais complexas e estreitas entre a medicina social e a governamentalidade biopolítica;
  • Analisar as relações da vida humana com o Direito nos processos de normalização dos sujeitos;
  • Debater a relação entre as várias formas de exceção jurídica e a captura biopolítica da vida humana;
  • Refletir sobre as implicações biopolíticas inerentes à bioética.

Clique aqui.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Dr Ivan Izquierdo é homenageado na PNAS

Um dos maiores cientistas da atualidade, que atua no Brasil, Prof. Ivan Izquierdo, recebeu uma homenagem no PNAS (Proceedings of National Academy of Sciences). O PNAS é um dos mais impactantes periódicos cientificos do mundo e a cada número os editores fazem uma mini-biografia dos mais eminentes pesquisadores do mundo. O Prof. Izquierdo é argentino de origem mas universal por conhecimento. Trabalha no Brasil, na UFRGS, há algumas décadas. Sua obra vai além das neurociências e do estudo da memória. Tem escrito livros de cunho filosófico e com abrangencia em nossas vidas. 
 
Veja o artigo clicando acima.
Postado por Vanner Boere.

Check-up é muito mais que fazer uma série de exames...

Você sabia que há inúmeras "clínicas de check-up" que iludem as pessoas? Fazer um check-up não se resume a submeter-se a um protocolo de exames sofisticados, e sim a uma consulta médica com aplicação do método clínico em sua essência (entrevista e exame físico), seguida ou não da solicitação de exames dirigidos às necessidades daquela pessoa. Portanto, é praticamente impossível realizar um protocolo fechado de check-up, e há muitas controvérsias na literatura. Muitos passam a idéia de que o check-up constitui-se numa "imunidade contra doenças", bem como de onipotência na detecção de todas as doenças (exemplo disso são as clínicas de "check-up executivo"). No link abaixo, você será direcionado ao site medicinaatual, onde há um texto escrito, como sempre, de forma iluminada pelo Prof. Ricardo Rocha Bastos (FAMED-UFJF). O site é gratuito, atualizado e confiável. Cadastre-se. O Prof. Ricardo faz uma explanação racional do que seria um check-up efetivo, baseado em evidências e, acima de tudo, sincero e justo com os pacientes. Leitura imperdível para todos os médicos e futuros médicos, bem como para todas as pessoas que passaram ou pensam em passar por um "check-up"... http://www.medicinaatual.com.br/         
           Postado por: Prof. Lucas Vilas Bôas Magalhães 24/08/2010

sábado, 14 de agosto de 2010

Você sabe quem foi Phineas P. Gage?


Phineas Gage foi um dos pacientes mais famosos do mundo. Existe uma legião de pacientes de verdade que se tornaram famosos. Não são os que aparecem nas séries de TV ou filmes. Alguns desses pacientes deram nome a doenças, outros e tornaram lendários devido aos seus problemas médicos e contribuição para ciência. De vez em quando vamos escrever sobre eles aqui.
Phineas Gage foi um funcionário do serviço de construção de ferrovias que estava próximo de uma explosão acidental quando uma barra de ferro de aproximadamente 120 cm atravessou o seu rosto, crânio e destruiu os lobos frontais (veja a figura). Gage sobreviveu graças aos cuidados dos seus colegas, à intervenção médica e a muita sorte. Viveu ainda muitos anos com seqüelas muito interessantes (para a ciência médica). A história da lesão, recuperação e evolução do quadro clínico é contada pelo Dr. Andrew W. Grieve, no artigo publicado há poucos dias (Phineas P Gage - 'The man with the Iron bar') na Revista “Trauma”. Não consegui baixar pela CAPES , mas dá para pedir diretamente pelo endereço eletrônico do autor (clique aqui para ver). Estudantes: vale a pena ler o artigo.
Postado por Vanner Boere.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

História das hepatites virais

As hepatites (inflamação e/ou infecção do fígado) tem várias origens causais, predisponentes e nem sempre há tratamento eficiente. O ser humano é muito acometido. Preocupa o diagnóstico, a epidemiologia e o tratamento dessa patologia debilitante.

Um dos aspectos negligenciados é a história das doenças. Geralmente é fascinante saber essa historia pois favorece uma visão mais geral sobre as doenças e as vezes com insights sobre aspectos modernos da sua ocorrência e tratamento.

O professor Dr. José Carlos da Fonseca, do Amazonas, publicou um artigo com a história das hepatites virais, muito interessante. Veja há quanto tempo e como essas hepatopatias tem atingido as humanidade (clique no título para acessar o artigo):
FONSECA, José Carlos Ferraz da. Histórico das hepatites virais. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. [online]. 2010, vol.43, n.3, pp. 322-330. ISSN 0037-8682.

A figura abaixo é um mapa estimativo da ocorrência da Hepatitie B:

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Câncer de pênis

O câncer de pênis ainda é um tabu na população brasileira. Geralmente quando detectado encontra-se em um estado que a intervenção médica é mais profunda. Não é raro que se tenha que fazer a amputação. A melhor estratégia é a prevenção. No meio médico e entre a população deve se reconhecer com antecedência a possível ocorrência. Fatores como a fimose, higiene deficiente e a ocorrência de HPV (um vírus da papilomatose genital), são fatores associados à incidência de câncer de pênis.
Um artigo publicado recentemente no Brasil, em português, revisa as aspectos dessa patologia. É fácil acessar o artigo, bastando clicar na referência abaixo:
REIS, Angela Adamski da Silva et al. Aspectos clínico-epidemiológicos associados ao câncer de pênis. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1105-1111. ISSN 1413-8123.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Você sabe o que é Hantavirose?

Hantavirose é uma zoonose transmitida por ratos selvagens (acima há fotografia de um Peromyscus sp.). A transmissão ocorre com contato direto ou com as excretas desses rodeores. No Brasil existem surtos periódicos. Para conhecer melhor há uma excelente revisão recentemente disponível: 
Jonsson et al (2010). A Global Perspective on Hantavirus Ecology, Epidemiology, and Disease. Clinical Microbiology Reviews, Vol. 23, No. 2, p. 412-441.  

domingo, 8 de agosto de 2010

A temperatura timpânica pode ser usada para estimar o tempo do óbito

Estimar o tempo do óbito em medicina legal é de suma importância em um laudo. Há vários métodos e em alguns deles considera-se o tempo de resfriamento da temperatura timpânica, introduzindo um sensor no ouvido do cadáver. Esse método tem o incoveniente de perfurar e causar sangramento no ouvido, sendo considerado um método invasivo. Recentemente um grupo de pesquisadores franceses e italianos demonstraram que o uso da termômetros timpânicos com emissão de feixes de raios infravermelhos (que podem ser comprados em boas  farmácias) pode ser usado confiavelmente apra estimar o tempo de óbito. A técncia está em desenvolvimento e parece ser promissora para novas descobertas.
O artigo pode ser encontrado na página dos periódicos da CAPES em:  Cattaneo et al. Infrared tympanic thermography as a substitute for a probe in the evaluation of ear temperature for post-mortem interval determination: A pilot study. Journal of Forensic and Legal Medicine 16 (2009) 215–217.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cuidar de idosos também tem um lado prazeroso

Geralmente se pensa a asistência à senilidade como um processo de sofrimento e frustração. Contudo, não é bem assim. Um estudo desenvolvido por enfermeiras da Universidade Federal de Santa Maria, descreve que há um lado prazeroso em se tratar dessa população de pacientes. Um exemplo no texto:

"A troca de experiências e conhecimentos pode proporcionar prazer aos trabalhadores no cuidado ao idoso, como foi expressado pelas trabalhadoras investigadas neste estudo. Pesquisa desenvolvida com agentes comunitários de saúde verificou que eles caracterizaram o que é ser idoso relacionando a grande bagagem de experiências e conhecimento adquiridos pelos idosos ao longo dos anos.
As trabalhadoras de enfermagem afirmaram que sentem prazer ao perceberem a valorização do cuidado prestado ao idoso manifestado por meio de gestos e palavras positivas em relação a seu trabalho. Além disso, as trabalhadoras mencionaram que o idoso, geralmente é um paciente mais acolhedor e afetivo...
Os pacientes idosos geralmente reconhecem a atenção prestada no cuidado, reagindo positivamente à dedicação dos trabalhadores de enfermagem."


O estudo, publicado no periódico " Esc. Anna Nery" (vol.14 no.2, 2010)
ou pode ser acessado nesse endereço:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452010000200007&script=sci_arttext&tlng=en.

Postado por Prof. Vanner Boere

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

As experiências sociais modelando a saúde

As experiências sociais na vida intra-uterina, peri-natal ou a posteriori  podem ter consequências na saúde e no comportamento para a vida toda?
A epigenética estuda esse fenômeno: como a interação do ambiente com os genes podem, muitas vezes permanentemente, mudar nossas propensões ou vulnerabilidades. Estudos com animais não-humanos parecem revelar que sim, que há modificações para a boa saúde e para a doença. Há fortes evidências de que em humanos não seria muito diferente. Os seres vivos nascem com programações genéticas e o ambiente (meio e forma como vivemos, poderá interferir fazendo com que determinadas propensões se manifestem. O ambiente ou os hábitos da pessoa podem interferir na expressão desses genes. Se essa expressão ocorrer em períodos "mais plásticos", mais moldáveis, chamados de "janelas abertas de modelagem", as modificações poderão ser permanentes. Isso se deve á alterações nos genes devido à metilações e formação de histonas.  Uma excelente revisão pode ser lida na "Developmental Psychobiology", no artigo de Frances Champagne, "Epigenetic Influence of Social Experiences Across the Lifespan."  Acesse o site de periódicos da CAPES e poderá ler o artigo inteiro. Ou então nos escrevam (vanner.boere@ufv.br) que emprestarei uma cópia.

O blog do DEM-UFV

Esse blog serve para a informação ágil ao publico em geral, aos estudantes, aos professores, aos técnicos e outros servidores, sobre medicina e enfermagem.