quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Cuidar de idosos também tem um lado prazeroso

Geralmente se pensa a asistência à senilidade como um processo de sofrimento e frustração. Contudo, não é bem assim. Um estudo desenvolvido por enfermeiras da Universidade Federal de Santa Maria, descreve que há um lado prazeroso em se tratar dessa população de pacientes. Um exemplo no texto:

"A troca de experiências e conhecimentos pode proporcionar prazer aos trabalhadores no cuidado ao idoso, como foi expressado pelas trabalhadoras investigadas neste estudo. Pesquisa desenvolvida com agentes comunitários de saúde verificou que eles caracterizaram o que é ser idoso relacionando a grande bagagem de experiências e conhecimento adquiridos pelos idosos ao longo dos anos.
As trabalhadoras de enfermagem afirmaram que sentem prazer ao perceberem a valorização do cuidado prestado ao idoso manifestado por meio de gestos e palavras positivas em relação a seu trabalho. Além disso, as trabalhadoras mencionaram que o idoso, geralmente é um paciente mais acolhedor e afetivo...
Os pacientes idosos geralmente reconhecem a atenção prestada no cuidado, reagindo positivamente à dedicação dos trabalhadores de enfermagem."


O estudo, publicado no periódico " Esc. Anna Nery" (vol.14 no.2, 2010)
ou pode ser acessado nesse endereço:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-81452010000200007&script=sci_arttext&tlng=en.

Postado por Prof. Vanner Boere

Nenhum comentário:

Postar um comentário