quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O país mais rico do mundo com taxa de mortalidade maternal pior do que 40 outros países



A crise do sistema de saúde nos Estados Unidos é reconhecida. O Presidente Barak Obama está tentando modificar o desalento de milhões de norte-americanos que não tem assistência médica alguma.
Um dos mais chocantes quadros da desassistência em saúde é a disparidade na taxa de mortalidade  maternal. Uma gestante ao dar a luz tem 30 VEZES mais chances de morrer em Washington (DC) do que no Maine!
As mulheres de origem africana (african-americans) morrem 4 vezes mais do que as mulheres caucasianas. A pesquisa , divulgada em março desse ano pela Anistia Internacional (clique aqui para ver), ainda revela que as mulheres rurais, ou as mulheres que moram nas cidadezinhas do interior, ou que não falam inglês, ou em situação ilegal morrem muito mais.
Esse quadro não serve para nos deixar confortados com a situação do Brasil. Pode se tirar algumas lições e talvez a mais importante delas é que não basta um pais ficar rico e tecnologicamente avançado. Riqueza de um país é TAMBÉM a segunraça o conforto de seu povo.
Eu diria que essa riqueza é uma RIQUEZA MORAL.
Postado por Prof. Vanner Boere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário