sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O que é esta tal de febre reumática?


O que é esta tal de febre reumática?
Autora: Carolina Araújo Mendes

A febre reumática é uma doença que acontece por complicação de uma faringoamigdalite (inflamação da garganta) causada por uma bactéria chamada Streptococcus pyogenes.
   
 Esta doença é importante porque atinge um número grande de pessoas, sendo 500 000 novos casos por ano. Acometendo principalmente as crianças, sendo responsável por problemas cardíacos, por grande porcentagem de cirurgias infantis e pela morte de várias pessoas.
Existe certa predisposição genética para a doença. E ela é mais freqüente em ambientes desfavoráveis caracterizados por pobreza, acesso difícil aos serviços de saúde e má nutrição.
O que acontece é que o nosso organismo ao tentar se defender da bactéria que está na garganta, acaba produzindo anticorpos (que são moléculas de defesa do corpo) também contra células humanas próprias. Com isso, ele acaba machucando o que ele deveria estar defendendo. Então, têm-se alterações no cérebro, no coração e nas articulações.

Geralmente a Febre Reumática manifesta-se com dor nas articulações, joelho, tornozelo, ombro, punhos e cotovelos. Comumente essa dor atinge uma articulação que após um tempo, melhora, e depois outra articulação começa a doer, caracterizando a chamada poliartrite migratória. Junto com a dor pode vir também a febre.
O coração geralmente é atingido e lesões das válvulas (que são as estruturas que permitem o fluxo correto do sangue pelo coração) são comuns. Este acometimento pode ser grave, porque é o único que pode deixar seqüelas e a pessoa perceber que tem problemas no coração depois de um longo período de tempo.

                    
 Além disso, outros sintomas também podem aparecer, mas são menos comuns. Tremores, movimentos involuntários e descontrolados, se o cérebro for atingido. Nódulos na pele e manchas vermelhas com uma margem, às vezes são vistos.
O mais importante da Febre Reumática é não deixar ela acontecer. Para prevenir é preciso tratar as infecções de garganta causadas pela bactéria e além disso, reduzir a exposição ao Streptococcus, através de melhores condições de habitação, higiene e acesso a saúde; pois desta forma a bactéria não tem como se proliferar e causar danos as pessoas.
Vacinas contra a bactéria estão sendo pesquisadas, entretanto, por enquanto, nenhuma está pronta para o uso.
A Febre Reumática é uma doença importante de ser conhecida, pois ela pode gerar conseqüências graves, mas isso pode ser evitado, visto que é uma doença previnível.

Referência : Annelyse Peixoto, Luiza Linhares, Pedro Scherr, Roberta Xavier, Stefanni Lilargem Siqueira, Thais Júlio Pacheco, Gisele Venturinelli. Febre reumatica: revisao sistemática. Rev Bras Clin Med. São Paulo, 2011 mai-jun;9(3):234-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário